
A proteína do soro do leite, Whey Protein foi desenvolvida na Dinamarca através de técnicas sofisticadas que serão citadas posteriormente. É uma proteína concentrada, com alto grau de pureza e de alto valor biológico, ou seja, fornecimento total de aminoácidos em quantidades adequadas ao organismo.
As principais formas da Whey Protein encontradas no mercado são: Whey Protein Concentrada (WPC): é obtida pela remoção de quantidade suficiente de constituintes não-proteicos do soro pasteurizado de modo que o produto acabado em pó contém acima de 80% de proteínas. Esta proteína é fabricada por meio de técnicas de separação física, tais como precipitação, filtração ou diálise. A acidez pode ser ajustada com a adição de corretores de pH seguros e apropriados.
A Whey Protein Hidrolisada: se apresenta na forma de aminoácidos, pois sofre hidrólise, sendo sua absorção mais rápida e também fornece cerca de 80% de proteína.
A Whey Protein Isolada (WPI): é obtida pela remoção de quantidade suficiente de constituintes não-proteicos do soro pasteurizado de modo que o produto acabado em pó contém teor de proteínas não inferior a 90%. A WPI é fabricada por meio de técnicas de separação física ou química, tais como filtração ou troca iônica. A acidez pode ser ajustada com a adição de corretores de pH seguros e apropriados.
Atualmente a Whey está presente no mercado de diversas maneiras, sendo encontrada em pó, em gel entre outros. Porém todos os produtos que forem à base de Whey Protein, ou seja, hiperproteicos são usados com a finalidade de ganho de massa muscular. Alguns produtos que contém Whey Protein também são usados como substitutos de refeição, porém para isto eles devem apresentar todos os nutrientes (carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais) e não só Whey Protein. Existem também alguns hipercalóricos, suplementos utilizados para ganho de peso e que também apresentam Whey Protein para auxiliar no ganho de massa muscular juntamente como o ganho de peso.
A Whey Protein não apresenta nenhum efeito colateral, pois é proveniente de um alimento, porém sempre sugerimos a suplementação de Whey Protein com o acompanhamento de uma nutricionista para que a dose suplementada seja somente a necessária.
BENEFÍCOS DA WHEY PROTEIN:
Recentes estudos científicos indicam a Whey Protein como o melhor complemento protéico para atletas. Ao contrário daqueles que não fazem nenhum tipo de exercícios de forma regular, os praticantes de musculação que necessitam de proteínas em quantidade e qualidade superiores. Auxiliares da construção muscular, elas são necessárias também para a formação de enzimas, anticorpos, hormônios e manutenção orgânica. Se comparada com outras fontes protéicas, como a caseína, a Whey Protein possui maior Valor Biológico (VB), tendo um excelente balanço de aminoácidos. O VB da Whey Protein é de 159, o da albumina (clara do ovo) de 88 e o da caseína é de 71. Além disso, a exemplo de todas as outras proteínas brutas, a caseína começa a digestão no estômago. Já a Whey Protein elimina esta etapa.
De acordo com estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition, o produto chega como estrutura protéica intacta no pequeno intestino onde é absorvido rapidamente. Paralelamente aos estudos de Valor Biológico, foram realizadas pesquisas nas quais ficou comprovado o aumento da imunidade.
Durante oito semanas de testes em laboratórios, o sistema imunológico de animais respondeu de maneira efetiva às dietas com Whey Protein.
Benefícios:
- Contribui para a síntese de nova massa muscular;
- Favorece a máxima recuperação muscular;
- Reforça o sistema imunológico;
- Reduz o stress oxidativo - fator causador de lesões musculares e impeditivo do desenvolvimento da massa muscular;
- Favorece a máxima resistência e definição muscular.
Esse texto foi extraído na íntegra do site: http://www.nutricorpussuplementos.com.br/suplementos_esportivos_florianopolis_noticias_detalhe.asp?id=29
Nenhum comentário:
Postar um comentário