Segundo a Confederação Brasileira de jiu-jitsu, esta luta é considerada a mais completa e eficiente arte de defesa pessoal já criada.O termo jiu-jitsu é de origem japonesa, onde jiu (ou ju) significa suave e jitsu significa arte. Logo, o nome desta luta pode ser traduzido como “arte suave”.
Tendo como princípio básico o uso de alavancas corporais, o jiu-jitsu tem por finalidade permitir que a destreza e a agilidade de uma pessoa franzina sejam capazes de triunfar diante de um oponente de maior força bruta, através do perfeito conhecimento da vulnerabilidade de determinados segmentos do corpo humano.
Como arte marcial, percebe-se que o jiu-jitsu é predominantemente caracterizado como uma arte de combate corpo-a-corpo no chão, local onde a luta se especializou. Seus movimentos procuram neutralizar os adversários, através de imobilizações, estrangulamentos e torções articulares, bem como técnicas de se encurtar a distância e levar o adversário ao solo.
Devido à sua visível eficiência, esta arte se tornou muito popular, encontrando-se numa situação de destaque, obtido através das diversas vitórias de lutadores brasileiros da modalidade em combates com praticantes das mais diversas lutas ao redor do mundo, permitindo que o jiu-jitsu os atraísse em boa parte dos casos.
Entretanto, tamanho destaque dado à luta costuma causar uma certa confusão entre os leigos no assunto. É comum que as pessoas confundam o jiu-jitsu com a modalidade de luta que o consagrou, conhecida como “Vale Tudo” (hoje conhecido como MMA, ou artes marciais misturadas), que é muito mais violenta. Nela, são permitidos golpes das mais diversas artes marciais, como boxe e caratê, tornando os combates semelhantes a um confronto de briga real, porém, com regras estabelecidas e alto nível técnico. O mal-entendido ocorre porque os praticantes de jiu-jitsu costumam triunfar nesse tipo de combate.
Um esporte tão eficiente e completo como o jiu-jitsu proporciona aos seus praticantes diversos benefícios, dentre eles: melhoria dos sistemas circulatório e respiratório, redução dos níveis de estresse, aumento da flexibilidade articular, moderação do temperamento e autoconfiança. Para as crianças, a arte também se mostra muito eficiente, pois é excelente para o desenvolvimento da psicomotricidade, do esforço e da concentração, além de auxiliar as mais tímidas e retraídas a se tornarem mais sociáveis.
(Alexandre Ramalho Leite M. Castro - CREF nº. 011504-G/RJ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário